sexta-feira, 1 de maio de 2015

Como é que eu me organizo? Simples e eficaz

O post de hoje não é a falar de sentimentos e situações, hoje venho dar-vos dicas! Nunca fui uma pessoa muitooooo organizada, sempre deixei tudo para último como boa portuguesa que sou, não é verdade?
Aos 14 anos ingressei numa equipa de basquetebol (que deixa imensa saudade) e como o meu tempo era bastante reduzido, era obrigada a ser organizada, e o facto de ter tantas responsabilidades fez com que eu tivesse mesmo que magicar esquemas para conseguir fazer tudo bem, porque senão a minha mãe também não queria quer eu andasse na equipa. A verdade é que o 9ºano foi dos melhores anos escolares, e também o ano em que mais tinha coisas para fazer.

Hoje em dia tenho o canal (e o blog) e a faculdade, claro. Uns dias sou organizada, e outros nem tanto, mas eu acredito que na minha desorganização eu encontro-me. Ainda no outro dia pensava que tinha perdido o meu iPhone: revirei a casa toda, toda, todinha até que desisti. Ontem por acaso, abri a caixa do iPhone e adivinhem ? Pois, é que não era suposto estar lá sei lá ahahha
Mas isso não interessa para o caso. O que cada vez mais me apercebo é que sou uma pessoa que funciona melhor quando tenho muita coisa para fazer, como já havia dito noutros post's, o stress é o meu verdadeiro combustível.

Criei um sistema que me faz pensar que tenho muita coisa para fazer, sentido que sou muito produtiva, mas na verdade não tenho assim tanto para fazer, perceberam ? Calma, eu explico.
Numa lista, ponho a data e tudo, mas TUDO, o que tenho para fazer. Tipo:
Enviar mensagem a x.
Responder a comentários
Organizar cadeira y
Estudar a matérias a,b,c,d,e,f
Ver aquela receita
Passar fotos para o pc

Perceberam? Escrevo rigorosamente tudo o que eu quero fazer para aquele dia. 
Além disso, se tiver que apanhar um autocarro para um sítio diferente ou a uma hora diferente escrevo.
Autocarro 305 às 11h35 --- sair da fac às 11h25
Saír: trindade, linha aeroporto e +


Isto tudo, para que na hora que em que tudo acontece, eu já tenho pensado e organizado previamente.
Quando é no metro tenho o trabalho facilitado com a app iMetro  
Ao ter isto assim organizado, sei que tenho um dia muito ocupado (visualmente na agenda) mas tenho tudo controlado, por isso é difícil das coisas falharem, o que não quer dizer que não aconteça..

Uma outra dica é escreverem o que podem fazer, ou seja, nós não somos super-humanos então, não é possível eu num dia editar 5 vídeo e rever 4 capítulo de história e ainda ir ao ginásio, é humanamente impossível, então nem vamos escrever isso tudo porque senão ficaremos frustradas ao ver que não fizemos tudo para aquele dia...

Eu costumo organizar todos os dias a minha agenda, antes de ir dormir escrevo tudo o que quero fazer no dia seguinte. Quando são compromissos mais distantes, como testes ou dentista, escrevo no início da agenda e ponho a data à frente, ou então escreve num post-it!

Não utilizo muitas cores, além de ficar muito confuso às vezes acaba por não ser muito prático. Eu escreve tudo com um caneta bic normalíssima e por baixo das datas sublinho a cor para destacar e saber que ali é outro dia. Organizo as tarefas por onde cronológica ou se não tiver, por importância/urgência. 

Quando são coisas muito urgentes que não podem passar para outro dia ou algo que já não tinha conseguido fazer no dia anterior (e não quero que arraste durante um mês), faço um sinal de perigo eheheh

Fora da agenda, faço um calendário mega simples e até é feiínho ehehe, e colo no espelho (assim sei que vou ver) e escrevo tarefas/eventos/marcações em modo simples sem mais nenhuma informação, apenas e só aquilo que irá acontecer naquele dia para eu me conseguir organizar em termos de tempo.

Em alturas de exame aí ja faço um horário, principalmente quando estou de "férias", para fazer tudo o que quero e não stressar antes do exame ou do teste. Mas depois se quiserem posso mostrar como faço isso.

Então é assim que eu me organizo, às vezes melhor outras vezes pior, mas no geral gosto. Não optem por sistemas muito elaborados e complicado porque depois ainda têm que passar pela fase de adaptação. Eu antes fazia tudo cheio de cores, sinais, tabelas e não sei quê, e depois perdia-me. Cada caso é um caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário